RÁDIO MENSAGEIRA DA PAZ

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Aproximação e afeto a crianças



Aproximação e afeto a crianças

Muitas pessoas nos pede orientações, segue uma explicação para ajudar sobre esse tema.

***
Aproximação e afeto a crianças

Quando nos aproximamos de uma criança e ganhamos o seu afeto, esta responde e retribui este amor prontamente, uma vez que é inocente (apesar de ter o pecado original). Portanto, quando criamos esse vinculo, a criança doa-se a esse amor sem as mesmas reservas que os adultos teriam. Se num momento somos carinhosos e amáveis com uma criança, e em outro, quando a encontramos, agimos com desprezo ou indiferença, criamos uma situação onde quebramos a inocência dessa criança, e fazemos um “escândalo”, e sendo assim um ato de pecado, que pode, dependendo da gravidade, se enquadrar naquela terrível frase de Nosso Senhor no evangelho : “E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço”

Porem vejamos agora a responsabilidades dos pais dessa criança em relação a sua educação: se uma criança se apegou ao bons tratos que recebia de alguém que conquistou a sua afeição e deseja que esta esteja sempre presente em sua vida para lhe cobrir de afetos (com exceção de parentes muito próximos: pai, mãe, etc...), isto é um erro da criança, que apesar de inocente, tem em si o pecado original, e desenvolveu “apego” por aquela pessoa, e deve ser orientada com todo carinho pelos seus pais , para que perca esse apego, e entenda que essa pessoa trabalha, tem uma vida ocupada,etc... e nem sempre poderá estar por perto.

Porém, existem também, as mães (ou pais), que por carência ou desejo de posse (apego) por uma determinada pessoa, usam a criança, manipulando com palavras e sentimentos para que essa criança crie situações para forçar a aproximação desta pessoa. Ou seja, criam uma forma de confusão com os sentimentos de amor que esta criança tem, para forçar a aproximação desta pessoa, e invertem o papel de educadores, para criar também um "escândalo" para essa criança, que crescerá assumindo esse erro grave como se fosse certo, devido ao exemplo mal dado de seus pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário