RÁDIO MENSAGEIRA DA PAZ

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

5 de outubro Francisco Xavier Seelos


Francisco Xavier Seelos
Francisco Xavier Seelos nasceu no dia 11 de janeiro de 1819, em Füssen, na região da Baviera, Alemanha. Era um entre os onze filhos do casal Magno e Francisca, e teve na família o grande incentivo para sua vida de consagração a Deus. Seu pai, um simples comerciante de tecidos, a partir de 1830 passou a ser o sacristão na paróquia de São Magno, da sua cidade natal. Assim foi que o menino Francisco, após concluir os estudos filosóficos, seguiu admitido no Seminário de Mônaco da Baviera em 1842.

No mesmo ano, abraçou o carisma da Congregação do Santíssimo Redentor, fundada por santo Afonso Maria de Ligório. Mas, impressionado com as informações sobre a falta de assistência religiosa e social com que se deparavam os imigrantes alemães nos Estados Unidos da América do Norte, pediu para trabalhar como missionário naquele país.

Assim, partiu em 1843. Após um ano de noviciado, recebeu a ordenação sacerdotal na igreja de São Tiago de Baltimore, em Maryland, nos Estados Unidos, dedicando todo o seu apostolado à causa dos imigrantes alemães naquele país. Alguns meses depois, foi transferido para Pittsburg, na Pensilvânia, onde trabalhou como vice-pároco de João Neumann, superior da comunidade dos redentoristas e, hoje, também venerado como santo pela Igreja Católica.

Participou nas "Missões das Paróquias" em várias localidades, sempre se distinguindo como grande pregador, bom confessor e zeloso pastor dos pobres e marginalizados. O ponto fundamental do seu apostolado era o ensino da catequese para o crescimento da comunidade paroquial.

Cuidou, também, da formação de outros redentoristas. Sendo o encarregado de estudos, infundia nos seminaristas entusiasmo, espírito de sacrifício e zelo apostólico.

Em 1860, o bispo de Pittsburg propôs ao papa Pio IX o nome de Francisco Xavier Seelos como seu sucessor, mas este escreveu ao sumo pontífice pedindo que fosse nomeado outro sacerdote no seu lugar.

Depois disso, entre 1863 e 1866, trabalhou como missionário itinerante em vários outros estados e, quando lhe foi designada a comunidade de New Orleans, ali permaneceu pouco tempo, pois, na assistência pastoral a vários doentes, contraiu a febre amarela. Ele suportou a enfermidade com paciência e resignação, mas foi obrigado a afastar-se de quase todas as atividades pastorais. Faleceu na noite de 4 de outubro de 1867.

Francisco Xavier Seelos foi beatificado no solene Ano Jubilar de 2000 pelo papa João Paulo II, que designou sua comemoração litúrgica para o dia seguinte à data de sua morte.
 

UMA HUMILDE DEVOTA




Havia uma senhora muito simples que vendia verduras na vizinhança. Certo dia, tia Joana, como era conhecida por todos, foi vender suas verduras na casa de um protestante e perdeu o seu terço no jardim da casa dele. Passados alguns dias, Joana voltou novamente àquela casa a fim de ver se encontrava o seu querido tercinho. O protestante assim que a viu foi logo ao encontro de Tia Joana, dizendo para ela de modo sarcástico:

_"Você perdeu o seu Deus?"
Ela humildemente respondeu: " Eu, perder o meu Deus? Nunca!".
Ele, então, pegou o Terço e disse: "Não é este o seu Deus?"
Ao que ela respondeu: " Graças a Deus o senhor encontrou o meu Terço. Muito obrigada."
E ele disse: "Por que você não troca este cordão com estas sementinhas baratas pela Bíblia?"
Ao que ela disse: "Porque a Bíblia eu não sei ler, e com o Terço eu medito toda a Palavra de Deus e a guardo no coração."
Ele disse: "Medita a palavra de Deus? Como assim? Pode me explicar?"

Pegando o Terço, tia Joana respondeu: " Posso sim. Quando eu pego a cruz, lembro-me que o Filho de Deus deu todo o Seu Sangue pregado numa Cruz para salvar a humanidade.

Esta primeira conta grossa, já me lembra que há um só Deus onipotente.
E estas três contas pequenas me lembram as Três Pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

Essa outra conta grossa me lembra a oração que o Senhor mesmo nos ensinou que é o Pai Nosso.

O terço tem 5 mistérios que fazem as 5 chagas de Jesus Cristo cravado na cruz, e cada mistério tem 10 Ave-Marias, que me fazem lembrar os Dez Mandamentos que o Senhor mesmo entregou a Moisés.

O Rosário de Nossa Senhora tem 15 Mistérios que são: os cinco gozosos, os cinco dolorosos e os cinco gloriosos.

De manhã, quando me levanto para iniciar a luta do dia rezo os gozosos, pensando no pobre lar e na humilde vida de Jesus, Maria e José.

No meio dia, no meu já grande cansaço, na fadiga do trabalho, e no pensamento do que ainda falta para terminar o dia e poder descansar, eu rezo os mistérios dolorosos, que me fazem lembrar a dura caminhada do meu Senhor Jesus Cristo para o Calvário, tão cheio de dores e tão cheio de cansaço.

Quando chega o fim do dia, com as lutas todas vencidas, eu rezo os mistérios gloriosos, que me recordam que Jesus venceu a morte para, por amor, dar a salvação a toda humanidade.

E agora, me diga onde está a idolatria?
Ele, depois de ouvir tudo isso, disse simplesmente:

" Eu não sabia disso. Ensina-me, então, a oração do Terço!”

05 DE OUTUBRO - DIA DE SANTA FAUSTINA KOVALSKA


 FILME DO SANTUÁRIO DAS APARIPÇÕES DE JACAREÍ CONTENDO A HISTÓRIA DA SUA VIDA E DAS REVELAÇÕES DE JESUS MISERICORDIOSO

FILME: Vozes do Céu 1 - Santuário das Aparições de Jacareí

Relata duas Aparições:
1ª – As Aparições de Porzus-Itália


2ª – As Aparições de Jesus Misericordioso à Santa Faustina Kowalska na Polônia na década de 20 e 30

http://gloria.tv/?media=131150


5 de outubro

SANTA FAUSTINA KOWALSKA
1905-1938
Não podemos dizer que exista alguma novidade numa irmã que fale sobre a Misericórdia Divina e do nosso dever de ser misericordioso. Assim como sabemos que, sob a insígnia da Misericórdia, nasceram muitas comunidades e instituições cristãs, ao longo de todos os tempos. O diferencial de santa Faustina foi ter dado vida, sob essa insígnia, a um grande movimento espiritual, justamente quando a humanidade mais carecia de misericórdia: entre as duas guerras mundiais.

Nascida na aldeia Glogowiec, na Polônia central, no dia 25 de agosto de 1905, em uma numerosa família camponesa de sólida formação cristã, foi batizada com o nome de Helena, terceira dos dez filhos de Mariana e Estanislau Kowalski. Desde a infância, sentiu a aspiração à vida consagrada, mas teve de esperar diversos anos antes de poder seguir a sua vocação. Mas desde aquela época só fez percorrer a via da santidade.

Aos dezesseis, anos deixou a casa paterna e começou a trabalhar como doméstica, na cidade de Varsóvia, da Polônia independente. Lá, maturou na oração a sua verdadeira vocação de religiosa. Assim, em 1925, ingressou na Congregação das Irmãs da Bem-Aventurada Virgem Maria da Misericórdia, adotando o nome de Maria Faustina. O carisma desse Instituto está voltado para a educação das jovens e para a assistência das mulheres necessitadas de renovação espiritual. Após concluir o noviciado e emitir os votos perpétuos, percorreu diversas casas, exercendo as mais diversas funções, como cozinheira, jardineira e porteira. Teve uma vida espiritual muito rica de generosidade, de amor e de carismas, que escondeu na humildade do seu cotidiano.

Irmã Faustina, como era chamada, ofereceu-se a Deus pelos pecadores, sobretudo por aqueles que tinham perdido a esperança na Misericórdia Divina. Nutriu uma fervorosa devoção à eucaristia e à Virgem Maria, e amou intensamente a Igreja. Com freqüência, era acometida por visões e revelações, até que seu confessor e diretor espiritual lhe sugeriu anotar tudo. Assim, em 1934 ela começou a escrever um diário, intitulado "A Divina Misericórdia em minh'alma", mais tarde traduzido e publicado em vários países.

Em seu diário, irmã Faustina escreveu que à perfeição chegamos através da união íntima da alma com Deus, e não por meio de graças, revelações ou êxtases. Ela se manteve sempre tão humilde que não acreditava, na sua própria experiência mística, um sinal de santidade. Expressou todo o seu amor ao Senhor por meio de uma fórmula muito simples, que fez questão de propagar entre os fiéis: "Jesus, confio em vós".

Consumida pela tuberculose, ela morreu no dia 5 de outubro de 1938, com apenas trinta e três anos de idade, na cidade de Cracóvia, Polônia. Beatificada em 1993, foi proclamada santa Maria Faustina Kowalski pelo papa João Paulo II em 2000. As suas relíquias são veneradas no Santuário da Divina Misericórdia, de Cracóvia.


http://avisosdoceu.blogspot.com/2011/10/05-de-outubro-dia-de-santa-faustina.html