RÁDIO MENSAGEIRA DA PAZ

domingo, 22 de janeiro de 2012

FILME: LAURA VICUNA (BEM AVENTURADA)




Laura Vicunha

História

Laura Carmem Vicunha nasceu em Santiago do Chile em 05 de abril de 1891. Laura é a primeira filha do casamento de José Domingo Vicunha e Mercedes Pino.

José Domingo, o pai de Laura, é militar. Mercedes é simples, boa trabalhadora, delicada. Em 1894, logo após o nascimento da segunda filha, Julia Amanda, seu marido morre deixando as três com a situação financeira muito difícil.

Mercedes tinha que trabalhar para sustentar as filhas pequenas, mas não conseguia o suficiente para sobreviverem. Decide imigrar para a Argentina, mas lá a situação fica ainda pior. Tanta incerteza e dificuldade a abatem por completo. Então aceita o apoio seguro de um rico fazendeiro de Quilquihué, para garantir a proteção de suas filhas.

Em Quilquihué, Laura e Júlia começam a desfrutar do bem-estar daquela da região andina. Naqueles anos, as freiras Filhas de Maria Auxiliadora tinham aberto um Colégio na cidade vizinha. Mercedes com a ajuda do companheiro matricula as suas duas filhas no Colégio em regime de internato.

No colégio Laura observa, escuta, reflete e descobre pouco a pouco, o segredo da serenidade e da paz que irradiam da vida das freiras. Descobre o que é o Amor de Deus e que Deus está presente em todos os homens. Pensa que ela própria poderia se tornar uma daquelas freiras Filha de Maria Auxiliadora.

Porém, recebe um golpe muito duro. Naquela região, era muito freqüente que as garotas se casassem muito jovens. Por isso as freiras falavam com muita clareza sobre o Sacramento do Matrimônio às suas alunas. Laura escuta e imediatamente compreende que sua mãe vive com o companheiro sem ser casada e que só se submeteu em troca do bem-estar de suas filhas. Laura não condena a sua mãe, porém lutará para devolver-lhe a liberdade, para fazê-la conhecer o verdadeiro amor, para afastá-la do companheiro e reconciliá-la com Deus.

No Internato, comunica a seu confessor sua decisão: "Ofereço a Deus a minha vida pela salvação de minha mãe".Laura ingressa no convento das freiras Filhas de Maria Auxiliadora se entrega à Deus e as penitências por sua mãe, mas adoece gravemente e morre com13 anos de idade, em 22 de janeiro de 1904. Antes de morrer, ela revela à mãe o seu segredo, obtendo dela a promessa de mudar de vida e de começar uma vida nova.

O Papa João Paulo II beatificou Laura Vicunha, em 3 de setembro de 1988, e suas relíquias estão na capela do convento das Filhas de Maria Auxiliadora em Bahia Blanca, Argentina.


A morte de Laura Vicunha

Um dia, recordando da frase de Jesus: "Não há mostra de amor maior que dar a vida por seus amigos", Laura opta por entregar sua vida em troca da salvação de sua mãe.

Este pedido foi escutado e em poucos meses caiu enferma, piorando sua saúde conforme avançava sua enfermidade. Em uma visita com sua mãe, Manuel Mora a agride, deixando-a ferida em sua cama.

Antes de morrer, Laura pede a sua mãe:

Morro; eu mesma o pedi a Jesus. Faz dois anos que ofereci minha vida por ti, para pedir a graça de sua conversão, mamãe. Antes de morrer, terei a sorte de ver-te arrependida?

Mercedes, com os olhos molhados, lhe responde:

Te juro que farei o que me pedes. Deus é testemunha de minha promessa.

Finalmente, Laura sorri e diz a sua mãe:

Graças, Jesus! Graças, María! Adeus, mamãe! Agora morro contente!




Assim, em 22 de janeiro de 1904, morreu Laura Vicuña Pino, entregando sua vida para a conversão de sua mãe.

Seus restos, desde 1937 e até 1958, descansaram no cemitério de Neuquén, tendo sido transladados para a Bahía Blanca, onde se encontram atualmente. [2]

Após a morte de Laura, sua mãe se escondeu durante algum tempo na Argentina antes de mudar-se a Temuco. Em 1906, retornou à cidade de Junín de los Andes, onde sua segunda filha, Amanda, se casou com Horácio Jones com a idade de 12 anos.

Com o matrimônio de sua filha, muda-se a Freire, onde se casou na igreja e no civil com Malitón Parra, homem trabalhador e justo. Mercedes morreu em 17 de setembro de 1929.

Manuel Mora foi assassinado em uma richa durante uma corrida de cavalos, entre 1906 e 1907

Santuário Laura Vicunha no Chile


Laura Vicunha e São Domingo Sávio
ORAÇÃO

Ó Beata Laura Vicuña,
tu que viveste até o heroísmo sua configuração
a Cristo, acolhe a nossa confiante oração.
Obtende as graças de que necessitamos
e ajudai-nos a aderir com coração puro e doce
à Vontade do Pai.
Doa às nossas famílias a paz e a fidelidade.
Faz com que mesmo na nossa vida,
assim como na tua,
resplandeçam fé coerente, pureza corajosa,
caridade atenta e solícita para o bem dos irmãos.
Amém.

Oração 2

Señor Jesús: Tú que concediste a Laura Vicuña la gracia de ofrecer su vida por la salvación del alma de su propia madre, concédenos también a todos nosotros la gracia de obtener buenas obras, la conversión y salvación de muchos pecadores. Amén.