RÁDIO MENSAGEIRA DA PAZ

sábado, 10 de dezembro de 2011

10 de dezembro São João Roberts




São João Roberts

A biografia de são John Roberts, para nós João Roberts, nos mostra um inglês profundamente católico que, fora de sua pátria, conseguia pregar e professar sua fé e sua religião. Mas bastava pôr os pés em sua terra natal, era preso. Várias vezes retornou à liberdade só por intervenção de estrangeiros importantes. Acabou se tornando o primeiro monge a ser executado na Inglaterra, logo após a coroação do rei Henrique VIII.

João Roberts nasceu no condado de Merioneth, em 1576. Seus pais eram os nobres João e Ana Roberts, protestantes cujos antepassados foram príncipes de Gales. Estudou na famosa Faculdade de São João, em Oxford, mas saiu sem graduação. Depois, formou-se em direito, aos vinte e um anos, em Londres.

Em 1598, estava estudando na faculdade inglesa de Valladoid, na Espanha. Já muito interessado no cristianismo, foi estudar na abadia dos beneditinos daquela cidade no ano seguinte. A conversão total aconteceu durante uma viagem a Paris, quando entrou para a Igreja de Roma pelas mãos de um cônego de Notre-Dame. Em 1600, finalmente, ingressou como noviço no Mosteiro beneditino de São Martinho de Compostela, Espanha.

Na época, Roma determinou que uma missão beneditina fosse enviada à Inglaterra. João Roberts, que acabara seus estudos em Salamanca, passou a integrar as fileiras da missão. Bastou desembarcar na Inglaterra, foi imediatamente preso, sendo libertado quando o rei Jaime assumiu o poder, em 1603.

Londres, no verão daquele ano, foi abalada pela epidemia da peste. João, então, trabalhou, incansavelmente, atendendo aos doentes. Tanto destaque teve durante esse período que foi preso novamente durante um ano, até 1606, em Gatehouse. Conseguiu a liberdade por intervenção de uma senhora espanhola, Luísa de Carvajal, muito influente na Corte inglesa, apesar de católica, por causa dos negócios existentes entre os dois países na época.

Assim, João se exilou na Espanha. Depois, organizou o Mosteiro de São Gregório em Douai, na França, do qual foi o primeiro prior. Em outubro de 1607, João Roberts voltou à Inglaterra e foi preso novamente. Mais uma vez, escapou, mas foi recapturado e, dessa vez, só conseguiu a liberdade por intervenção do embaixador da França. Saiu do país, mas, quando voltou, foi preso outras duas vezes, sendo, finalmente, em 1610, conduzido à presença do bispo protestante Abbot e condenado à morte na fogueira.

Foi queimado no dia 10 de dezembro do mesmo ano, na praça pública de Londres. Na sua fala, pouco antes de morrer, lamentou o monstro da heresia, o rei dos ingleses, e rezou por todos. Alguns séculos depois, foi beatificado, em 1929. O papa Paulo VI canonizou são João Roberts em 1970. A sua homenagem litúrgica ocorre no dia de sua morte.

9 de dezembro São Pedro Fourier e São João (Juan) Diego Cuauhtlatoatzin





São Pedro Fourier

Pedro Fourier nasceu em 30 de novembro de 1565, em Mirecourt, uma pequena aldeia da Lorena, na França. Ainda jovem, tornou-se um professor admirado e respeitado por seu caráter e competência, que quase todas as famílias desejavam lhe entregar seus filhos para educar. Percebendo o chamado para a vida religiosa, ao completar vinte anos entrou para a Ordem dos Cônegos de Santo Agostinho, onde cursou teologia e filosofia, para finalmente ser ordenado sacerdote.

Mas Pedro era tão rigoroso e disciplinado consigo mesmo e com os irmãos de Ordem, que estes logo fizeram com que fosse transferido do convento. Assim, ele foi designado para ocupar uma das três paróquias que estavam vagas. Preferiu a mais pobre e carente, numa região onde dominavam a corrupção moral e os protestantes calvinistas.

Nessa paróquia permaneceu trinta anos, o suficiente para mudar o comportamento de praticamente toda a população. Incansável, conseguia tempo para percorrer os arredores, arrebanhando centenas de convertidos com sua pregação simples e eficiente. Também fundou em sua paróquia três associações apostólicas: a de São Sebastião, para homens; a do Rosário, para mulheres; e a da Nossa Senhora Imaculada, para moças. Todas voltadas para a educação e formação das crianças e jovens daquela região e arredores.

Entretanto Pedro não obteve sucesso quando criou a primeira escola para os meninos. Por isso, antes de fundar a das meninas, decidiu preparar pessoalmente, e muito bem, as professoras. Reuniu quatro moças, dirigidas pela jovem Alix Le Clerc, e começou a ensinar-lhes as técnicas pedagógicas de ensino, valendo-se da sua grande cultura e didática. Foi assim que fundou a Congregação de Nossa Senhora das Cônegas de Santo Agostinho. A nova Ordem foi aprovada pelo sumo pontífice em 1616, tendo como co-fundadora Alix Le Clerc, hoje bem-aventurada.

Cumprida essa missão, recebeu a tarefa de reformar a própria Ordem, expulsando dela qualquer indício do espírito calvinista, que ameaçava instalar-se. Pedro, em 1622, foi eleito superior dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Mas encontrou muita oposição dentro do clero e, principalmente, do governo.

Em 1636, o rei da França exigiu que Pedro fizesse um juramento que ia contra sua consciência e contra o papa. Em vez disso, preferiu o exílio. Teve, então, de mudar-se para a diocese de Gray, na Borgonha. Embora tivesse o cargo de superior da Ordem, os últimos quatro anos ele passou exercitando o que mais gostava e que fizera em toda sua vida: ensinando as crianças e os jovens numa escola gratuita que ele mesmo ali fundara.

O grande educador, fundador e pregador Pedro Fourier morreu no dia 9 de dezembro de 1640, em Gray. Foi canonizado, em 1897, pelo papa Leão XIII.
 





São João (Juan) Diego Cuauhtlatoatzin

São Juan Diego Cuauhtlatoatzin (que significa: Águia que fala ou o que fala como águia) nasceu em torno de 1474, em Cuauhtitlán, que pertencia ao reino de Textcoco, no México.

Existem documentos eclesiásticos, datados do século XVI, que fazem parte de importante processo canônico, onde já se pedia aprovação para celebração da festa de Nossa Senhora do Guadalupe nos dias 12 de dezembro. Posteriormente aprovado e já constituído o Processo Apostólico, constam nestes documentos importantes testemunhos de anciãos (alguns com mais de cem anos de idade), que testificaram e confirmaram a vida exemplar, personalidade e fama da santidade de Juan Diego:"Era um índio que vivia honesta e recolhidamente e que era muito bom cristão, temente a Deus e, sua consciência, arraigada de muitos bons costumes e modos de proceder";outro testemunho é o de Andrés Juan, que dizia que Juan Diego era um "varão santo".

Diversos outros testemunhos contidos naquelas informações jurídicas atestam que, efetivamente, Juan Diego era para o povo "um índio bom e cristão", ou um "varão santo" e somente estes títulos bastariam para entender a fortaleza de sua fama; pois os índios eram muito exigentes para atribuir algum membro da tribo pelo apelativo de "bom índio" e muito menos ainda considerar sua bondade tão expressiva que pudesse a chegar ao extremo da santidade.

Graças às fontes históricas pudemos conhecer as circunstâncias da vida de São Juan Diego, sua família, suas casas, suas terras; foi em dezembro de 1531 que Nossa Senhora do Guadalupe manifestou-se extraordinariamente a Juan Diego. Na época era um homem já maduro, porém, batizado há muito pouco tempo pelos primeiros missionários franciscanos, e pertencia a etnia indígena dos "chichimecas de Texcoco". A evangelização pós conquista iniciava-se lentamente na região, de forma que Juan Diego há poucos anos se havia convertido e batizado na fé católica. Havia sido casado com uma índia chamada Maria Luzia e nesse tempo viviam no povoado de Tulpetlac, com seu tio Juan Bernardino.

No dia 09 de dezembro de 1531 (sábado), muito cedo, Juan Diego se dirigiu à Missa sabatina da Virgem Maria e ao catecismo, atendidas pelos franciscanos do primeiro convento que havia sido erigido na Cidade do México.

Quando o humilde índio chegou ao sopé do monte chamado Tepeyac, repentinamente escutou cantos harmoniosos e doces que vinham do alto do cerro, e que mais pareciam cantos de aves distintas, que respondiam umas às outras, formando um concerto de extraordinária beleza. Observou uma nuvem branca e resplandecente e que se alcançava a distinguir um maravilhoso arco-íris de diversas cores. Absorto por tamanha beleza, fez para si diversas indagações, imaginando inclusive estar sonhando, de estar presenciando o paraíso. Estando neste arrebatamento, repentinamente tudo cessou, ouvindo apenas a voz de uma mulher doce e delicada, que chamava por seu nome: "Juanito, Juan Dieguito!". Sem vascilar, o santo índio sobe o cerro e depara-se com uma formosíssima donzela; aproximando-se, deu conta, com grande assombro da formosura de seu rosto, de sua perfeita beleza, de seu vestido, reluzente como o sol. Nossa Senhora dialoga com Juan Diego e lhe manifesta o pedido de que fosse construída uma capela naquele local. Disse que fosse até ao palácio do Bispo do México (Juan de Zumárraga) e lhe narrasse tudo o que vira e o seu pedido, de ver ali erigido um templo. E fez ainda uma promessa a Juan Diego: “Tem por seguro que muito o agradecerei e o pagarei, pelo que enriquecerei e te glorificarei; e muito mais merecerás com que eu retribua teu cansaço, teu serviço com que vás solicitar o assunto para o qual te envio".

Dirigiu-se, assim, Juan Diego à Cidade do México, onde narrou tudo o que lhe ocorrera, mas ao que o Sr. bispo acabou não dando-lhe crédito, julgando ser imaginação do índio recém convertido, ainda que tenha sido submetido a interrogatório. Juan Diego saiu dali muito desconsolado, ora pelo descrédito, ora por não poder atender à vontade de Maria Santíssima.

Retornou ao local da aparição e, pela segunda vez, Nossa Senhora mandou que Juan Diego fosse ter com o bispo novamente e que lhe reafirmasse o pedido. Juan Diego despediu-se de Nossa Senhora, assegurando que no dia seguinte realizaria sua vontade, indo para casa descansar.

No dia seguintes (10 de dezembro), Juan Diego foi à Missa, assistiu à catequese e dali foi para a casa do bispo, onde os ajudantes o fizeram esperar por longo tempo, fato que já havia ocorrido na primeira visita. Ao entrar, Juan Diego aos prantos e entre lágrimas novamente comunicou a vontade de Nossa Senhora, certificando que tratava-se da vontade da Mãe de Deus que fosse construído o referido templo. Desta vez o Bispo escutou com grande interesse a narrativa do índio, porém, começou a compreender que não podia ser que fosse apenas um sonho ou uma fantasia dele, pois contava com muita convicção o que presenciara, detalhando as mensagens de Nossa Senhora. O bispo, para certificar-se de tudo o que escutara de Juan Diego, pediu que lhe fosse dado um sinal. Juan Diego saiu dali e disse que falaria com Nossa Senhora e, pôs-se a caminho.

Em seguida, o bispo mandou pessoas de sua inteira confiança para seguir e vigiar Juan Diego sem o perder de vista, a fim de saberem para onde se dirigia e com quem falava. Entretanto, após Juan Diego atravessar uma ponte, onde passava um rio, perderam-no de vista e, apesar dos esforços, não conseguiram mais encontrá-lo. Os serventes, já exaustos com o suceder dos acontecimentos, decidiram regressar ao bispo e lhe disseram que Juan Diego era um farsante enganador e mentiroso; sugeriram, inclusive, que Juan Diego deveria ser castigado caso retornasse para lhes importunar com a história.

Enquanto isso, Nossa Senhora aguardava Juan Diego. Chegando ao local, contou o que havia acontecido na casa do bispo, e que o mesmo havia pedido um sinal para que pudesse dar crédito à sua mensagem. Maria Santíssima, agradecendo o empenho de seu mensageiro, pediu para que retornasse no dia seguinte (11 de dezembro), quando daria o sinal, solicitado pelo Bispo.

Ocorre que Juan Diego não pôde retornar ao local no dia seguinte, pois seu tio Juan Bernardino, a quem amava como se fosse seu próprio pai, achava-se gravemente enfermo; era portador de uma doença que os índios chamam Cocoliztli. Procurou por um médico, mas não conseguiu encontrar nenhum na cidade. Era já madrugada de 12 de dezembro, quando o tio rogou ao sobrinho que se dirigisse ao Convento de Santiago, em Tlatelolco, para chamar um dos religiosos para confessar-se, uma vez que estava consciente de que lhe restava pouco tempo de vida.

Juan Diego saiu para cumprir a vontade do moribundo e dirigiu-se com muita pressa ao convento. Chegando, porém , nas cercanias do sítio onde lhe apareceu Nossa Senhora, decidiu, na simplicidade de seu coração, que era-lhe melhor desviar o caminho, rodeando o cerro de Tepejac pela parte oriental, a fim de eventualmente não se entreter com Nossa Senhora, pois que queria chegar o mais breve possível no convento. Pensou consigo, que mais tarde voltaria para conversar com Ela sobre o sinal que iria pedir para levar ao Bispo.

Ocorre que nesse momento, Maria Santíssima desceu o monte e veio ao encontro de Juan Diego, com estas palavras: "O que se passa com o mais pequeno de meus filhos? Aonde você vai, para onde te diriges?". E o índio, muito angustiado, conta-lhe as suas aflições, da grave enfermidade do tio amado, e a pressa em procurar-lhe um padre, pois que poucas horas de vida lhe restavam. Pediu diversas vezes perdão por não ter vindo no dia anterior, e que lhe tivesse um pouco de paciência, pois que retornaria com toda pressa logo que pusesse têrmo às ultimas necessidades do tio. Nossa Senhora ouviu com muito carinho as desculpas do índio e lhe compreendeu perfeitamente o grande momento de angústias, tristezas e preocupações que vivia Juan Diego, momento em que a Mãe de Deus lhe dirige as mais belas palavras, as quais lhe penetraram profundamente:

-"Escuta, põe em teu coração, meu pequeno filho, que nada te assuste, que nada te aflija; que não se perturbe teu rosto, teu coração; não temas esta ou outra enfermidade ou aflição. Não estou aqui, eu que sou tua Mãe? Não estás debaixo de minha sombra e proteção? Não sou a fonte de tua alegria? Não estás sob o meu manto, na cruz dos meus braços? Tens necessidade de alguma outra coisa? Que nenhuma outra coisa te perturbe ou aflija; não te oprimas com a enfermidade de teu tio, porque ele não morrerá agora. Tenha certeza que ele já está bom".

Neste preciso momento, Maria Santíssima encontrou-se com o tio Juan Bernardino, restituindo-lhe a saúde, e disto conversaria posteriormente com Juan Diego. Já consolado com as palavras de Nossa Senhora, Juan Diego disse estar pronto para levar o sinal ao Bispo. A Virgem Santíssima, mandou que Juan Diego subisse ao cume do cerrilho, onde haviam se encontrado, e mandou que lá juntasse as mais variadas flores, mandando que logo descesse e que as trouxesse à sua presença. Ele sabia que no local só haviam abrolhos e espinhos, além do que o frio era intenso e naquele momento, geava. Mesmo assim, com toda a convicção subiu o cerro e quedou-se admirado diante do precioso jardim de lindas flores variadas, frescas, exalando um odor suavíssimo; e estendendo a tilma à maneira indígena, começou a cortar quantas flores pode, juntando-as todas sobre sua tilma. Desceu o monte e depositou as flores aos pés de Maria Santíissima. Ela tomou em suas mãos as flores e colocou-as novamente no vão da tilma e em seguida mandou que Juan Diego levasse o manto à presença do Bispo. Pediu que lhe contasse detalhadamente o que ocorrera naquele lugar.

Juan Diego chegou a casa do bispo e suplicou ao porteiro e aos demais empregados que dissessem que desejava vê-lo; mas ninguém o quis fazê-lo; alguns fingiam que não o entendiam, outros alegavam que já era tarde da noite, e outros que não o conheciam e diziam que não mais os importunassem. Juan Diego esperou por muito tempo, de forma que os empregados, vendo que não saia dali, esperando que o chamassem, observaram que carregava algo em sua tilma e se aproximaram para ver o que trazia; Juan Diego acabou não podendo ocultar, pois os empurrões poderiam maltratar as flores, momento eem que disse que abriria somente um pouquinho a tilma, e assim o fez. Neste momento, viram que eram flores, que desprendiam um perfume maravilhoso. E cada um queria tirar para si quantas pudessem e, por três vezes o tentaram, mas não puderam, porque quando concretizaram o intento, já não podiam mais ver as flores como viram, porque aqgora já aa viam como se estivessem ora pintadas, ora bordadas, ora costuradas na Tilma.

Imediatamente foram dizer ao Bispo o que haviam testemunhado; O bispo parecia compreender que Juan Diego portava a prova que havia pedido e mandou que ele eentrasse.

Juan Diego, entrando, prostrou-se em sua presença, como já havia feito antes, e contou o que ocorrera na colina Tepejac, momento em que entregou o sinal de Maria Santíssima, estendendo sua tilma, caindo em solo as preciosas flores; e seu viu na tilma, admiravelmente pintada, a Imagem de Maria Santíssima, como ainda se vê hoje e se conserva no santuário de Guadalupe.

O bispo Zumárraga, junto com sua família e o servos que estavam ao seu redor, sentiram uma grande emoção, não podiam acreditar no que seus olhos estavam contemplando: Uma formosíssima imagem da Virgem Mãe de Deus, Senhora do Céu. O bispo, com pranto e tristeza, rogou e pediu perdão por não haver realizado sua vontade, sua palavra. Ao se colocar de pé, o bispo desatou a tilma do colo de Juan Diego e a ccolocou em seu oratório.

Mais tarde, a imagem foi levada com grande triunfo à grandiosa Igreja na colina de Ttepejac, construída conforme o pedido da Virgem.

A partir disso, Guadalupe tornou-se o grande santuário nacional do México, visitado continuamente pelas multidões de fiéis, que a Maria Santíssima recorrem em todas as suas necessidades. A devoção a Nossa Senhora de Guadalupe se estendeu sobre toda a AAmérica Latina, e numerosas são as igrejas que trazem o seu nome.

A partir daí, a evangelização do México tornou-se avassaladora, sendo destruídos os últimos resquícios da bárbara superstição dos astecas, que escravizavam outros povos ee sacrificavam seus próprios filhos em rituais sangrentos.

Em 1910 São Pio X proclamou-a Padroeira da América Latina e, em 1945, Pio XII deu-lhe oo título de "Imperatriz da América".

O Papa João Paulo 2º, em 30/07/2002 canonizou, na Basílica de Guadalupe, na Cidade do México, Juan Diego, primeiro índio da América a se converter em santo, em uuma cerimônia presenciada por milhares de indígenas.

A canonização de Juan Diego é considerada um ato histórico para a América LLatina, pois se trata do primeiro índio americano a se converter em santo católico.

O México, com 102 milhões de habitantes, tem cerca de 12 milhões de Iindígenas, em sua imensa maioria pobres e marginalizados.

Foi a sua 97ª viagem internacional do Papa. Mais de 100 mil pessoas receberam Sua Ssantidade com autêntico fervor popular, depois de uma recepção oficial mais rigorosa no hangar presidencial, comandada pelo presidente Vicente Fox e a primeira-dama.

"Queridos mexicanos: graças a vossa hospitalidade, por vosso afeto constante, por vossa fidelidade à Igreja. Continuai sendo fiéis. Sede santos", declarou o Papa.

Oração a São Juan Diego

São Juan Diego, graças pela mensagem evangelizadora que com humildade nos transmitistes; louvando a ti sabemos que a Virgem Santíssima de Guadalupe é a Mãe do verdadeiro Deus por quem se vive e é a portadora de Jesus Cristo, que nos dá o seu Espírito, que vivifica nossa Igreja. Graças a ti, sabemos que Santa Maria de Guadalupe é também nossa Mãe amorosa e compassiva, que escuta nosso pranto, nossa tristeza; porque Ela trata e cura nossos sofrimentos, nossas misérias e dores. Graças ao obediente cumprimento de tua missão sabemos que Santa Maria do Guadalupe nos colocou em seu coração, que estamos embaixo de sua sombra e proteção, que é a fonte de nossa alegria, que estamos cobertos por seu manto e na cruz de seus braços.

Obrigado São Juan Diego por esta mensagem que nos fortifica na paz, na unidade e no amor. Amém


SITE OFICIAL DE GUADALUPE/ MÉXICO http://www.virgendeguadalupe.org.mx/
 

08.12.2011-Palestra do Vidente Marcos Tadeu TeixeiraApós a exibição do novo filme LOURDES 3

JÁ CHEGOU O NOVO FILME 
DO VIDENTE MARCOS TADEU:
AS APARIÇÕES DE LOURDES 3






PALESTRA SOBRE O FILME LOURDES 3







LIGUE PARA (0XX12)9701-2427 E FAÇA
O PEDIDO DO SEU DVD PARA QUE VOCÊ POSSA ASSISTIR E DIVULGAR O FILME COM QUALIDADE TOTAL!

TERÇO DA IMACULADA CONCEIÇÃO GRAVADO PELO VIDENTE MARCOS TADEU, COM MENSAGENS DAS APARIÇÕES NO MUNDO.






Terço da Imaculada Conceição

No início(3x):"Ó Maria Concebida sem pecado , rogai por nós que recorremos a Vós!"

Contemplam-se os Mistérios
1º: A Imaculada conceição de Maria Santíssima.
2º: O Nascimento e infância de Nossa Senhora.
3º: Nossa Senhora na anunciação do Anjo.
4º: Nossa Senhora na Vida Pública de Jesus.
5º: Nossa Senhora ao pé da Cruz.
6º: Nossa Senhora na Glória no Céu.

Nas contas grandes:"Glória ao Pai..."

Nas contas pequenas:"Ó Maria Concebida sem pecado , rogai por nós que recorremos a Vós!"

Oração Final:"Lembrai-vos ó Piedosíssima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer que alguns daqueles que tivesse recorrido à Vossa Proteção implorando a Vossa Assistência fosse por Vós algum desamparado... animado pois, com igual confianga , de Vós me valho, como a Mãe recorro, e gemendo sob o peso dos meus pecados, me prosto a Vossos Pés... Não desprezeis as minhas súplicas , Ó Mãe do Filho de Deus Humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém."

SITE OFICIAL:http://www.aparicoesdejacarei.com.br/


Canal DE DIVULGAÇÃO:
http://pt.gloria.tv/?user=28228

CONVITE: 11.12.2011-CENÁCULO DO ANIVERSÁRIO DA APARIÇÃO DE GUADALUPE E FESTA DE SANTA LUZIA DE SIRACUSA



IMPERDÍVEL! VIDA COMPLETA DE SANTA LUZIA

FILME: SEDE SANTOS 6 - VIDA DE SANTA LUZIA OU LUCIA DE SIRACUSA- HISTÓRIA COMPLETA DA SUA VIDA E MARTÍRIO.





http://gloria.tv/?media=140572



SITES OFICIAL DO SANTUÁRIO:
http://www.asaparicoesdejacarei.com/
www.deusjesusmariaejose.blogspot.com
http://www.deussolucaoparaosmeusproblemas.blogspot.com

SITES DIVULGADORES:
www.avisosdoceu.com.br
www.avisosdoceu.blogspot.com
www.mensageiradapaz.org
www.gloriasdejose.org
www.mensagenscelestes.com
www.chamadaesperanca.com
www.jesusmariaejose.org
www.asalvacaodomundo.com

CANAIS DE DIVULGAÇÃO:
http://pt.gloria.tv/?user=28228
http://www.youtube.com/user/aparicoesdejacarei#p/u
http://www.youtube.com/user/AparicoesDeJacarei7?feature=mhee