RÁDIO MENSAGEIRA DA PAZ

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

VIII.Da Festa da Assunção

Ponto Primeiro 
Triunfal entrada de Maria no céu 

  Desde que Jesus Cristo, nosso Salvador ,completou a obra da redenção com a sua morte , anelavam os anjos tê-lo no céu .Em suas preces repetiam por isso incessantemente as palavras de Davi :Levantai-vos ,Senhor ,para o vosso descanso ,vós e a arca de vossa santificação (Sl131,8).Eia ,Senhor ,já que remistes os homens ,vinde habitar conosco em vosso reino .Conduzi  também convosco a arca viva de vossa santificação ,isto é ,vossa Mãe , a qual santificastes habitando em seu seio .Precisamente assim faz S.Bernado dizer aos anjos .

1.Jesus em pessoa glorifica a entrada  de sua Mãe  no céu
  Quis finalmente o Senhor atender ao desejo destes celestes cidadãos ,chamando Maria ao paraíso .Ordenara outrora que a arca do testamento fosse com grade pompa introduzida na cidade de Davi "Davi e toda a casa de israel conduziram a arca com júbilo e ao som das trombetas "(2Rs 6, 14).Porém com pompa muito mais nobre e gloriosa ordenou que sua Mãe entrasse no céu .O profeta Elias foi trasportado ao céu num carro de fogo ,que,como dizem os intérpretes,não foi senão um grupo de anjos.Mas para vos conduzir ao céu ó Mãe de Deus ,não bastou um grupo de anjos , observa Roberto abade . O mesmo Rei da glória veio acompanhar -vos  com toda a sua corte celeste.
  Também S.Bernadino de Sena é de opinião que,para honrar o triunfo de Maria ,veio do paraíso o próprio Jesus Cristo ;desceu para encontra-la e acompanhá-la.E Eádmero diz : O Salvador quis subir ao céu antes de Maria ,não só para preparar-lhe o trono , mas também para tornar-lhe mais gloriosa a entrada no céu ,pela sua presença e pelo luminoso séquito dos espíritos bem aventurados ,Nicolau ,monge ,vê mais fulgores na assunção de Maria ,que na ascensão de Jesus Cristo .Porque ,ao Redentor ,somente vieram encontrá-lo ao anjos ,enquanto que a Santíssima Virgem subiu à gloria , saindo-lhe ao encontro ,e acompanhando-a o mesmo Senhor da glória e toda  a bem-aventurada companhia dos santos anjos .A tal respeito faz Guerrico ,abade ,falar assim o Verbo Divino : para glorificar meu Pai desci do céu à terra :mas depois ,para honrar minha Mãe ,subi de novo ao céu , a fim de lhe sair ao encontro e acompanhá-la ao paraíso .
  Consideremos como,descendo o Salvador do céu para encontrar a Mãe ,lhe disse ,consolando-a : levanta-te,apressa-te ,amiga minha ;pomba minha,formosa minha ,e vem .Porque já passou o inverno ,já se forma e cessaram  de todos as chuvas (Ct 2,10).Vamos ,minha cara Mãe ,minha bela e pura pomba ,deixa este vale de lágrimas, onde tens sofrido tanto por seu amor ."Vem do Líbano e serás  coroada"(Ct 4,8).vem com alma e corpo , gozar o prêmio de tua santa vida .Se tens padecido  muito no mundo , maior é a glória que te darei de Rainha do universo.
  Eis que Maria já deixa a terra .Vêm-lhe à memória as muitas graças que aí recebera de seu Senhor .Olha-a por isso com afeto e juntamente com compaixão ,recordando-se dos pobres que deixa expostos a tantas misérias e a perigos tantos .Jesus lhe estende a mão ,e a santa Mãe já se eleva no ar ,já passa as nuvesn e as esferas .E chega enfim às portas do céu .Quando entra um monarca para tomar posse de um reino , não passa pelas portas da cidade , como as demais pessoas .Tiram-se então completamente as portas e ele entra triunfante .Por isso à entrada de Cristo no céu cantaram os anjos : Suspendei as vossas portas , ó principes ;levantai-vos , portas eternas ;o rei da glória entrará (Sl 23,7) .Repetem eles a exclamação ,agora que Maria vai tomar posse do reino dos céus .Os anjos da comitiva gritam aos outros ,que estão dentro :Principes do céu,depressa ,levantai , tirai as portas , porque deve entrar a Rainha da glória !
  Já entra na celeste pátria .Mas , à sua entrada ,vêem-na aqueles espíritos celestes tão bela e tão gloriosa , que perguntam aos anjos que chegaram de fora , como contempla Vulgato Orígenes : Quem é esta que sobe do deserto inundando delícias e firmada sobre o seu amado? (Ct 8,5).E quem é esta criatura tão formosa que vem do deserto da terra , lugar de espinhos abrolhos ? Vem tão pura e rica de virtudes , com o seu amado Senhor , que se digna ele mesmo acompanhá-la com tanta honra ? Quem é? Respondem os anjos que a acompanham : Esta é a Mãe do nosso Rei ;é a bendita entre as mulheres , a cheia de graça , a Santa dos santos , a amada de Deus , a Imaculada , a mais formosa de todas as criaturas . E rompem imediatamente todos aqueles espíritos celestes em hinos de louvor e de júbilo , bendizendo-a com mais razão que os hebreus a Judite :tu és a glória de jerusalém , a alegria de nosso povo (Jt 15,10).Ah ! Senhora , vós sois a glória do paraíso , a alegria de nossa pátria , a honra de todos nós ! Eis o vosso reino , eis-nos todos aqui , vossos vassalos ,prontos a obedecer-vos!

2.Os santos saúdam a sua Rainha 
  Vieram depois dar-lhe a boa-vinda , e saudá-la como sua Rainha , todos os santos que então estavam no paraíso .Vieram primeiro as santas virgens ." As filhas a viram e elas apregoaram-na pela mais bem-aventurada " (Ct 6,8).Nós , disseram ,ó belíssima Senhora ,somos também rainhas deste reino , mas vós sois a Rainha nossa .Fostes a primeira a dar-nos o grande exemplo de consagrar a nossa virgindade a Deus . Por isso vos louvamos e damos graças . Depois vieram os santos confessores saudá-la como sua Mestra , em cuja vida haviam aprendido tantas virtudes excelentes .Vieram os santos mártires saudá-la como sua Rainha , porque com sua grande constância , nas dores da Paixão de seu Filho , lhes ensinara e também alcançara com seus merecimentos a fortaleza para testemunhar a fé com a vida .Veio também S. Tiago , o único dos apóstolos que então se achava no paraíso , agradecer-lhe da parte de todos os outros apóstolos aquele conforto e auxílio que lhes dera estando na terra .Vieram depois os profetas saudá-la , e estes lhe diziam ! Ah! Senhora , vós sois aquela , que pelas nossas profecias foi figurada .Vieram os santos patriarcas e lhe diziam : Ó Maria , vós então fostes a nossa esperança , tanto e por tão longo tempo por nós suspirada .Mas entre eles , com afeto maior vieram dar-lhe agradecimentos os nossos primeiros pais Adão e Eva .Ah , Filha amada! Lhe diziam : vós reparastes o dano feito por nós ao gênero humano ; vós alcançastes ao mundo aquela bênção que perdemos por nossa culpa ; por vós somos salvos .Para sempre sejais por isso bendita!
Vem depois beijar-lhe os pés S.Simeão e recordou-lhe com júbilo aquele dia em que tinha recebido das suas mãos o menino Jesus .Vieram S. Zacarias e S. Isabel e novamente lhe agradeceram aquela amorosa visita , que com tanta humildade e caridade lhes fizera em sua casa , e pela qual receberam tantos tesouros .Veio S. João Batista , com maior amor , dar-lhes graças por tê-lo santificado por meio da sua voz .Mas que deveriam dizer-lhe , quando vieram saudá-la seus caros pais , Joaquim e Ana ?Oh !Deus , com que ternura a deveriam abençoar dizendo : filha dileta , que fortuna foi a nossa de ter tal filha ! Eis que agora és a nossa Rainha , porque és Mãe do nosso Deus .como tal nós te saudamos e veneramos .Mas quem nos dirá do afeto com que veio saudá-la seu caro esposo S. José ? Quem nos poderá descrever o júbilo que experimentou o santo patriarca vendo a sua esposa chegada ao céu com tanto triunfo e aclamada Rainha de todo o paraíso ?Com que ternura devia lhe dizer então : Ah ! Senhora e esposa minha ! Quando poderei chegar a agradecer quanto devo ao nosso Deus , por ter-me dado por esposa a vós , que sois a sua verdadeira Mãe ? Por vós eu mereci na terra assistir à infância do Verbo Encarnado , tê-lo tantas vezes nos braços e dele receber graças especiais . Sejam benditos os momentos que gastei na vida a servir a Jesus e a vós , minha santa esposa ! Eis o nosso Jesus , consolemo-nos que já não está agora deitado numa manjedoura sobre palhas , como nós o vimos nascido em Belém ; já não vive pobre e desprezado , como outrora viveu conosco em Nazaré ; já não está pregado num patíbulo infame , no qual morreu pela salvação do mundo em Jerusalém .Mas agora está sentado à direita do Pai , qual Rei e Senhor do céu e da terra .E eis que nós , Rainha minha , não nos separaremos mais dos seus santos pés , a louvá-lo e amá-lo eternamente .

3.Homenagem dos anjos 
  finalmente vieram saudá-la todos os anjos .A todos a excelsa Rainha agradece a assistência que lhe haviam prestado na terra .Primeiramente lhe recebe os agradecimentos o arcanjo S. Gabriel , o feliz mensageiro de sua ventura , ao anunciar-lhe sua escolha para Mãe de Deus .

4.Maria diante do trono de Deus 
  Depois , de joelhos , a humilde e santa virgem adora a majestade divina e abisma-se no conhecimento do seu nada. Agradece a Deus todas as graças que por mera bondade lhe havia concedido , especialmente de a ter feito Mãe do Verbo Eterno .Imagine e compreenda agora , quem o puder , com que amor a Santissima Trindade a abençoou ! Quem nos descreverá o afável e afetuoso acolhimento que fez o Pai Eterno à sua Filha ,o Filho à sua Mãe , o Espírito Santo à sua Esposa ! O Pai a coroa , participando-lhe o seu poder ,o Filho a sabedoria , o Espírito Santo o amor .As três Pessoas divinas , colocando-lhe  o trono à direita de Jesus , a declaram rainha universal do céu e da terra .Aos anjos também ordenam , e a todas as criaturas , que a reconheçam por sua Rainha e como tal a sirvam e lhe obedeçam. 

Retirado livro: Glórias de Maria S.Afonso Maria de Ligório
paginas:342,343,344,345,346,347.

Nenhum comentário:

Postar um comentário