RÁDIO MENSAGEIRA DA PAZ

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

II –DA Natividade de Maria


Ponto segundo
A Grande Fidelidade na pronta cooperação com a graça


1.Maria teve o uso da razão desde o primeiro instante de sua Imaculada Conceição
Ao mesmo tempo que santa menina recebia no seio de S.Ana a graça santificante ,era-lhe dado também o perfeito uso da razão .A ele se uniu uma grande luz divina,correspondente à graça com que fora enriquecida .O exposto aqui na é já uma opinião isolada , mas um parecer universal , na frase do venerável autor La Colombièrie.Por conseguinte bem poderemos crer que, desde o primeiro instante da união da sua bela alma ao seu corpo puríssimo , foi Maria iluminada com todas as luzes da divina sabedoria , para bem conhecer as verdades eternas ,a beleza das virtudes e sobretudo a infinita bondade de seu Criador  e os direitos dele aos afetos do coração ,e ao seu em particular .
Eram disso razões os singulares dons com que ele a adornou e distiguiu entre todas as criaturas .Pois não a preservara da culpa original? não lhe dera tão imensa graça? não a destinara para mãe do verbo e Rainha do universo?


2.Maria esteve livre de toda inclinação desordenada e de toda distração

Gratíssima  a seu Deus, a partir desse primeiro instante ,empenhou-se a Virgem em aproveitar fielmente aquele cabedal de graças de que era senhora .Aplicou-se toda em amar a Divina Bondade . Desde então amou a Deus com todas as suas forças e continuou amando-o com os noves messes anteriores a seu nascimento.Não cessou ,com efeito ,um só momento de unir-se a Deus cada vez mais, com ferventes atos de amor .Estava livre não da culpa original, mas de todo movimento desordenado,de toda distração, de toda rebelião dos sentidos , de tudo enfim que lhe pudesse impedir o adiantamento no divino amor .Todos os seus sentidos estavam igualmente de acordo com seu bendito espírito na tendência para Deus .
Por isso ,desvencilhada de todo impedimento ,voava-lhe a formosa alma para Deus , incessantemente .Amava-o sempre ,e cada vez mais crescia em seu amor .É esta a razão por que Maria  diz de si mesma: Eu cresci para o alto como plátano  junto à água (Eclo 24,19).Planta nobilíssima de Deus , ela cresceu sempre junto à corrente das graças divinas .Também se compara com à vinha :Eu,como a vide, lancei flores de um agradável olor (Eclo 24,23).Fá-lo não só por ter sido humilde aos olhos do mund, mas porque era constante o seu crescimento em perfeição.Diz um provérbio latino: A vide cresce sem fim .As outras árvores , a laranjeira , a amoreira , a pereira , têm uma altura determinada , enquanto a vide cresce continuamente ,até atingir a altura da árvore à qual se encosta .Assim também a Santíssima Virgem Cresceu incessantemente na perfeição .
Eis o Motivo por que ,sob nome de Gregório Taumaturgo ,escreveu  certo autor :Eu te saúdo ,ó Maria ,videira que não cessa de crescer .Conservou-se ela unida sempre a Deus ,seu único apoio ,e por isso pergunta o Espírito Santo nos Cânticos dos Cânticos :Quem é esta que sobe do deserto , inundando delícias , e firmada sobre o seu amado ?(8, 5).Segundo   S.Ambrósio ,quer isso dizer: Quem é esta que,unida  ao Verbo Divino ,cresce como a videira apoiada a uma grande árvore?

3.Maria foi fiel à divina graça

Dizem muitos e graves teólogos que uma alma virtuosa produz um ato de virtude , em intensidade igual ao hábito que possui, cada vez que corresponde às graças atuais que de Deus recebe .Adquire assim ,vez por vez ,um novo e duplo merecimento que é igual à totalidade de todos os méritos adquiridos até então .Esse aumento ,dizem eles ,foi concedido aos anjos durante o tempo de sua provação .Ora , se os anjos possuíam semelhante graça,quem ousará sonega-la à Divina  Mãe ,enquanto viveu na terra ,principalmente no mencionado tempo de sua existência no seio materno ,no qual foi certamente mais fiel que os anjos , em corresponder à graça?Durante ele duplicou a cada momento aquela graça sublime que possuía desde o começo .Pois ,correspondendo-lhe com todas as forças e perfeitamente , duplicava por conseguinte seus méritos a cada ato que fazia ,em todo instante .Só por aí podemos avaliar que tesouros de graça . de merecimentos e de santidade trouxe Maria ao mundo ,quando nasceu .
Alegremo-nos , portanto , com a nossa amável menina ,que nasce tão santa ,tão cara a Deus ,e cheia de graça .E alegremo-nos não só por ela mas também por nós .Pois veio ao mundo enriquecida de graça tanto para a glória como para o bem nosso .Adverte S.Tomás que de três modos foi cheia de graça a Santíssima Virgem .Na alma ,porque desde o príncipio sua bela alma foi inteiramente de Deus .No corpo .pois que de sua puríssima carne mereceu revestir o Verbo Eterno .Finalmente o foi em nosso comum beneficio,para que todos os homens pudessem participar da sua graça .Alguns santos ,ajunta o Doutor Angélico ,possuem tanta graça que não só lhes basta a eles ,como é suficiente para salvar a muitos ,ainda que não a todos os homens .Só a Jesus e Maria foi dada tão abundante graça,que seria suficiente para salvar a todo o gênero humano .Por isso S.João diz de Jesus Cristo :Nós todos temos recebido de sua plenitude (Jo 1,16).De Maria afirmam também a mesma verdade .S.Tomás de Vila nova ,por exemplo ,escreve :Ela é cheia de graça e de sua plenitude recebem todos .E assim –afirma Pacciucchelli -não há quem não participe da graça de Maria .Quem existiu jamais no mundo ,pergunta ele , a quem Maria não tenha sido tão benigna ,ou haja dispensado alguma misericórdia ?É preciso notar ,porém ,que recebemos a graça de Jesus Cristo ,como de seu autor ,e de Maria como medianeira ;de Jesus como salvador,de Maria como advogada ;de Jesus ,como fonte ,de Maria ,como canal .
Eis o motivo por que S.Bernardo diz que Deus constituiu Maria qual aqueduto das misericórdias ,que quer dispensar aos homens .Encheu-a de graça ,para quede sua plenitude cada um recebesse sua parte .Á vista disso o santo exorta-nos a considerarmos com que amor quer o Senhor que honremos essa grande Virgem ,na qual colocou  todos os tesouros de sua riqueza .Fê-lo assim ,afim de que quanto temos de esperança,de graça e de salvação ,tudo agradeçamos à nossa amantíssima Rainha . Pois tudo nos provém de suas mãos e pela sua intercessão .Infeliz da alma que,descuidando-se de se recomendar a Maria se fecha   assim este canal de graças ! Holofernes ,quando quis apoderar-se da cidade de Betúlia , procurou corta-lhe ao aquedutos .E isto faz também o demônio quando quer tomar posse de uma alma :fa-lá abandonar a devoção a Maria Santíssima . Fechando este canal ,perderá ela facilmente a luz ,o temor de Deus ,e enfim a salvação eterna .

Livro Glorias de Maria
S.Afonso de Ligório
Editora Santuário
Capítulo II
páginas: 266,267,268,269.

Nenhum comentário:

Postar um comentário