RÁDIO MENSAGEIRA DA PAZ

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

05 DE FEVEREIRO - DIA DA VENERÁVEL TECLA MERLO



FILME - TECLA - UMA VIDA PELO EVANGELHO - MESTRA TECLA MERLO - primeira Filha de São Paulo (Paulina), e co-fundadora da congregação das Filhas de São Paulo (Paulinas).



FILME - TECLA - UMA VIDA PELO EVANGELHO - MESTRA TECLA MERLO

http://pt.gloria.tv/?media=283938

30.10.2011- PALESTRA DO VIDENTE MARCOS TADEU - UMA VIDA PELO APOSTOLADO DO VERDADEIRO AMOR … DO VIDENTE MARCOS TADEU APÓS A EXIBIÇÃO DO FILME DA VENERÁVEL

http://pt.gloria.tv/?media=210880

Este DVD apresenta a personalidade de Mestra Tecla Merlo, mulher sábia e de fé que abriu novos caminhos para a evangelização na cultura da comunicação. No seu primeiro encontro com o profeta dos tempos modernos: padre Tiago Alberione, irmã Tecla percebe o carisma das suas intuições, que interpreta e concretiza com grande sabedoria. Nasce, assim, a congregação das Irmãs Paulinas. Com coragem da fé, irmã Tecla envia jovens irmãs a várias partes do mundo, para que a realidade humana e social seja iluminada pela luz da Palavra de Deus. Seguindo os passos do apóstolo Paulo, ela desejava viver não somente uma, mas "mil vidas" como apóstola do Evangelho. As sequências do filme percorrem os momentos significativos da sua vida e da comunidade Paulinas por ela dirigida. As cenas procuram ser fiéis à realidade histórica e as imagens bem escolhidas tornam o filme interessante, agradável, que permite recolher em uma única síntese a dimensão humana e espiritual da protagonista.

ASSIM PENSAVA E VIVIA MESTRA TECLA ...

"O TEMPO, OS MESES, OS DIAS, AS HORAS...SÃO TODOS PARA DEUS" (MESTRA TECLA MERLO)

"As pessoas serenas e felizes descobrem a presença de Deus em cada instante do seu dia."
"Emprestemos os pés ao Evangelho: que ele corra e se espalhe".

"Se cada um de seus dias for uma centelha de luz, no fim de sua vida, você terá iluminado o mundo".

"Gostaria de ter mil vidas para gastá-las todas pelo Evangelho".

"Eu vos levo sempre no coração: cada dia vos recomendo ao Senhor e vos coloco sob o manto de Nossa Senhora!"

"Não podemos estar sempre alegres, mas podemos estar sempre em paz!"

"Sempre maior fé, mesmo que estejamos no escuro!"

"Quando o coração estiver cheio do amor de Deus, esse amor, necessariamente se derramará sobre o mundo".

"Por mim nada posso, com Deus posso tudo".

"Precisamos amar todas as pessoas para fazer o bem a todas".




Uma Grande MULHER
A idéia da mulher como líder na ação da Igreja começou a tomar vulto e foi se estruturando até chegar a ser uma Congregação religiosa: Irmãs Paulinas.

Desde o início, Tiago Alberione percebeu que a mulher deveria estar na linha de frente nesta cruzada pelo Reino de Deus, e esse seu pensamento logo se transformou em ação. Foi assim que a idéia da mulher como líder na ação da Igreja começou a tomar vulto e foi se estruturando até chegar a ser uma congregação religiosa: a Pia Sociedade Filhas de São Paulo, mais conhecida como Irmãs Paulinas.

A Congregação dos Padres Paulinos - primeira congregação fundada pelo Padre Tiago Alberione - já estava dando os seus primeiros passos. Agora, era necessário encontrar uma jovem para iniciar o ramo feminino. Deus, que estava por trás de tudo, não tardou em possibilitar o encontro de Padre Alberione com a jovem Tecla Merlo.

Desde o início, Teresa sentiu a força de Deus e, na pobreza absoluta, apenas com a bagagem da fé, da confiança e da humildade, ela começou, orientada por Alberione, a Congregação que veria florescer no mundo inteiro, a Congregação das Irmãs Paulinas, as mensageiras de Deus, ou andarilhas de Deus, como o fundador gostava de chamá-las.
UM IDEAL: Viver como São Paulo, o apóstolo das nações: com espírito universal, na caridade que se faz "tudo para todos".
UMA PAIXÃO: Revelar a todos o Senhor Jesus, Caminho, Verdade e Vida.
UMA INTUIÇÃO: Trabalhar na evangelização com os meios modernos de comunicação: imprensa, cinema, rádio, televisão, internet...
UM PROGRAMA DE VIDA: A caridade da verdade.
Teresa Merlo nasceu a 20 de fevereiro de 1894, em Castagnito d'Alba, ao norte da Itália. Única mulher entre os quatro filhos do casal Heitor e Vincenza Rolando Merlo. De saúde frágil, dedicou-se, desde adolescente, à arte da costura, num pequeno atelier da família. Sua sensibilidade religiosa chamou a atenção de Padre Tiago Alberione, que a convidou para coordenar um grupo de jovens que se preparavam para trabalhar com a imprensa. Era o dia 15 de junho de 1915.
Teresa intuiu logo que a proposta de Padre Alberione correspondia aos seus anseios de consagrar-se a Deus. Aceitou o convite, trocando o atelier de costura pela tipografia.
De fato, em 1918, Teresa com algumas de suas companheiras, foi enviada pelo Fundador a Susa onde o bispo lhes confiou a produção e divulgação do jornal diocesano “La Val Susa”. Esse momento marcou uma etapa significativa na vida de Teresa, que passará a considerar a experiência de Susa como o início da missão das Filhas de São Paulo.

Apoiada na fé, mais do que em recursos materiais, Irmã Tecla assumiu sem medo os meios modernos de comunicação, e contando apenas com a força de Deus, encorajou, no mundo inteiro, iniciativas até então inexploradas.
Informações mais detalhadas sobre a vida e obra de Irmã Tecla Merlo, podem ser encontradas no livro: Uma vida pelo Evangelho de Aparecida Matilde Alves, e no vídeo:Tecla, uma vida pelo Evangelho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário